Conheça o CTMDT
Nesses últimos anos, houve duas transformações muito significativas nas igrejas brasileiras. A primeira mudança foi litúrgica e a segunda, missiológica. No tocante à mudança litúrgica, a música congregacional, que antes ocupava um lugar secundário no serviço do culto, começou a assumir uma posição de destaque nas reuniões. Os ministérios de louvor se tornaram elementos muito importantes na vida das igrejas. Muitas comunidades cristãs experimentaram o crescimento a partir do desenvolvimento de seus ministérios de louvor. À medida que esses ministérios cresceram, as igrejas também cresceram.
Por sua vez, paradoxalmente ao crescimento das igrejas locais, houve uma diminuição na visão missionária brasileira. Muitas igrejas voltaram os seus olhos apenas para dentro de si mesmas, esquecendo-se de olhar para fora, para aqueles que ainda não ouviram o evangelho. Enquanto o número de membros crescia, o número de missionários transculturais brasileiros diminuía ou permanecia estável.
O Ministério de Louvor e Adoração Diante do Trono nasceu em meio a essas duas transformações no cenário eclesiástico brasileiro. Mas ele não seguiu, da mesma maneira, as duas tendências trazidas por essas transformações. Se por um lado, ele se estabeleceu como um dos principais grupos de louvor e adoração de uma igreja local, a Igreja Batista da Lagoinha, que experimentava uma significativa mudança na sua liturgia; por outro lado, contrariando a tendência missiológica do momento, ao invés de focalizar os olhos apenas dentro da igreja local, o Diante do Trono desenvolveu juntamente com a Igreja Batista da Lagoinha um projeto missionário transcultural na Índia. Houve uma associação entre igreja local, louvor e adoração e missões.
A fim de otimizar essa visão, a saber, a associação da igreja local, louvor e adoração e missões, nasceu, em meados do ano de 2003, a ideia da criação do CTMDT (Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono), como sendo uma escola que pudesse relacionar louvor e adoração e missões transculturais.
No ano de 2004, o Diante do Trono adquiriu uma propriedade na cidade de Santa Luzia, que faz parte da grande Belo Horizonte. Em 2005, o CTMDT estabeleceu-se nessa propriedade que conta com um prédio habitacional com 52 suítes e capacidade para 208 pessoas, uma área de lazer com duas piscinas, uma quadra poliesportiva e jardins, uma lanchonete, um auditório para aproximadamente 400 pessoas, além de um prédio educacional com biblioteca e quatro salas de aula com capacidade para receber 280 alunos.
Em 2005 foram implementadas diversas mudanças que se mostraram necessárias após o primeiro ano de experiência. Nessa época o Pr. Gustavo Borja Bessa assumiu a Direção Geral do CTMDT e foi responsável por estabelecer os parâmetros educacionais que nos guiariam nos anos seguintes. Desde então inumeráveis incrementos acadêmicos, curriculares e estruturais tornaram os cursos mais consistentes a cada ano.
O aspecto prático do treinamento também foi aperfeiçoado ao longo dos anos e tornou-se uma das principais características do seminário. As equipes de missões experimentaram a vivência no campo missionário em diversos países, entre eles: Nepal, Haiti, Guiné-bissau, Angola, Itália, Albânia, Uruguai, Bolívia e muitos outros. No Brasil, os ribeirinhos no Amazonas, os índios Pataxós e regiões carentes do sertão também receberam equipes de estudantes do curso de missões.
Os alunos de Louvor e Adoração, comprometidos com a visão missionária também participaram das equipes evangelísticas. Eles também foram organizados em Turnês artísticas por diversos roteiros nacionais, alcançando o Nordeste, o Sudeste, O sul e o Centro-Oeste. Nas artes eles produziram dois musicais: “Esaú e Jacó”, em 2007 e “Quem é esse?” em 2009. Também foram gravados três projetos musicais com canções congregacionais, sempre com a autoria dos alunos: “Viver por Ti” em 2006, “Não haverá limites”, em 2008 e “Tú és tudo pra mim” em 2010.
A prática não se limita a viagens e eventos ocasionais. Semanalmente os alunos estão envolvidos em estágios sociais em abrigos, creches, escolas, penitenciárias e hospitais.
As últimas mudanças estruturais mais importantes aconteceram em 2011 e em 2012, quando assumimos a visão de servir a Igreja e alcançar o mundo. Essa visão foi determinante para que fossem promovidas diversas alterações em nossos procedimentos internos de forma a tornar o aluno do CTMDT mais preparado para a reinserção na igreja local ao final do seu curso. Foram criadas as ênfases no curso de louvor e Adoração: Canto, Dança, Teatro e Instrumento e foram aperfeiçoadas as grades curriculares de todos os cursos.
Nossa história é marcada pela Graça d’Aquele que nos gerou e nos mantém pela sua infinita bondade. À Deus seja a Glória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário